Internacional: Agrale revela ônibus elétrico que rodará na Argentina

Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Via Automotive Business)

A Agrale apresentou na Argentina um ônibus articulado movido a eletricidade. O MT 17.0 LEe rodará pelas ruas de Buenos Aires. A capital portenha estabeleceu o compromisso de reduzir as emissões de carbono pela metade até 2030, além de se tornar uma cidade sem emissões de poluentes até 2050.

O novo ônibus tem 12 metros de comprimento e pode transportar até 70 passageiros. O veículo será operado pelos próximos 12 meses pela DOTA S.A., a maior empresa de ônibus de Buenos Aires.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Agrale e a Equipmake, empresa de autopeças especializada em projetos de eletrificação e que vem buscando parceiros na América do Sul nos últimos três anos.

Como é o ônibus elétrico usado na Argentina: O projeto ainda conta com o auxílio da encarroçadora argentina Todo Bus. Por meio desse plano é que a Equipmake desenvolveu, a partir do zero, uma versão elétrica do MT 17.0 LE movido por um motor elétrico da própria empresa.

Equipado com uma bateria de íon-lítio de 318 kWh, o motor entrega 544 cv (400 kW) e torque instantâneo de 356,9 kgfm. A estimativa é de uma autonomia de até 240 quilômetros, mais do que suficiente para cobrir um dia inteiro de uso nas ruas de Buenos Aires.

“A tecnologia exibida neste veículo pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar em outras cidades da América do Sul, além de servir como referência global”, enaltece Edson Martins, diretor comercial da Agrale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.