Internacional: Caio Induscar exporta 200 ônibus da linha Apache Vip V para Angola

Por Caio Induscar
Foto: Divulgação (Caio Induscar)

A Caio comercializou para Angola 200 unidades do Apache Vip geração cinco e tem o embarque de parte das unidades programado para a primeira quinzena de dezembro de 2022, pelo Porto de Paranaguá.

Angola, um dos maiores clientes Caio overseas, possui em sua frota aproximadamente 500 ônibus da marca. O novo lote de 200 unidades, comercializadas em 2022, refere-se ao modelo Apache Vip geração cinco, o mais recente lançamento da Caio para chassis de motorização dianteira.

As primeiras 85 unidades seguem para Angola na primeira quinzena de dezembro pelo Porto de Paranaguá, em viagem com duração de 10 a 13 dias.

Klaus Von Winckler, Export Regional Sales Caio Overseas e Oriente Médio, pontua: “Assim como os demais ônibus da Caio já entregues para o país, os novos veículos também fazem parte do Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (TURP). A venda é resultado de parceria entre a Caio, Grupo Asperbras, Volkswagen, Transdata e Pait Consultoria”.

Ivo Belucci, gerente de vendas da Caio para o mercado externo, complementa: “Estabelecemos uma relação de confiança mútua com nossos parceiros de negócios e clientes, por isso sempre buscamos oferecer produtos de alta performance no dia a dia de operação”.

Um diferencial dos Apache Vip produzidos para Angola é um QR Code em cada unidade, que disponibiliza informações sobre a carroceria, vídeos com passo a passo para manutenção de itens e acesso ao Sistema de Vendas de Peças de Reposição, agilizando solicitações.

Sobre os Apache VIP
Os Apache Vip produzidos possuem 10.500 mm, lotação para 66 passageiros e embarque dianteiro. O amplo salão interno, característico da geração cinco do Apache Vip, possui poltronas ergonômicas, ar condicionado e janelas com vidros com barreiras aos efeitos solares. Poltronas na cor vermelha são reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, PcD e idosos.

O piso possui isolamento térmico e contra pó, com revestimento em chapa lavrada, material antiderrapante e de alta resistência.

Para manter a biossegurança, os Apache Vip contam com barreiras de isolamento para motorista e cobrador, protegendo contra vírus e bactérias.

Os veículos possuem portas tipo fole com acionamento eletropneumático e bloqueadores, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto, conferindo mais segurança durante o transporte.

Todas as unidades são equipadas com degrau escamoteável que facilita a entrada e a saída dos passageiros.

Iluminação interna em LED, catraca eletromecânica e preparação para sistema de bilhetagem eletrônica completam os diferenciais dos ônibus. Itinerários eletrônicos, também em LED, foram instalados em pontos estratégicos da carroceria para que os passageiros tenham melhor visibilidade.

Os Apache Vip foram encarroçados sobre chassis Volksbus modelo EOD 17.230, com entre eixos de 5.900 mm, motor EURO III e caixa de câmbio mecânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.