Do G1 CE
Foto: Kaio Lucas (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Fortaleza tem cerca de 382 ônibus do transporte público municipal rodando com ar-condicionado ligado neste mês de maio, conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O número equivale a 48% da frota total dos ônibus do transporte público da capital cearense.
De acordo com o órgão, o cronograma estipulado entre prefeitura municipal de Fortaleza em parceria com o Sindiônibus prevê que até o mês de agosto os veículos que já possuem o equipamento devem passar por manutenção e higienização para que sejam religados.
O religamento começou, de forma progressiva, no início de março de 2023.
Os coletivos circulam com as janelas abertas desde março de 2020 para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. A medida fez parte das diretrizes adotadas em conjunto pela prefeitura e governo do estado para evitar a proliferação do vírus no Ceará.
Em entrevista para a TV Verdes Mares no dia 20 de março, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, reforçou que a estimativa é que todos os veículos da capital que são aptos a rodar com ar-condicionado voltem a ter a climatização até agosto.
“A gente tem hoje mais de 750, mas devemos ter mais daqui até agosto, porque tem veículos novos para chegar. Não é muita coisa, mas chega para acrescentar, e deve ficar perto de 800 veículos ao todo”, informou na época o presidente do Sindiônibus.